A imagem do escoteiro disseminada por meio de filmes e da cultura pop ajudou a criar alguns estereótipos sobre o Escotismo e também reforçando alguns mitos. Sabe aquela historinha do “escoteiro que vende biscoito”…? Então, nessa mesma linha.
A questão é que além desse, outros mitos (e algumas dúvidas genuínas) também vieram ao longo do tempo… E sim, alguns até têm um fundo de verdade! Pensando nisso, preparamos uma seleção com 3 verdades e 3 mitos sobre o Movimento Escoteiro para te ajudar a entender melhor como ele realmente funciona. Leia abaixo e veja se consegue acertar todos!
1. Só crianças podem ser escoteiros
MITO! Os Escoteiros do Brasil são divididos em Ramos, que reúnem os jovens conforme a faixa etária e nível de desenvolvimento individual. São eles:
- Ramo Filhotes: de 5 e 6 anos que queiram descobrir o mundo brincando, em família e com amigos.
- Ramo Lobinho: de 6,5 até 10 anos que tenham energia para brincar e aprender coisas, coletivamente, com os amigos na Alcateia.
- Ramo Escoteiro: 11 até 14 anos que queiram descobrir novos territórios e experiências com um grupo de amigos.
- Ramo Sênior: 15 até 17 anos que estejam preparados para viver aventuras e superar desafios.
- Ramo Pioneiro: de 18 até 22 anos que desejem explorar o mundo e ampliar horizontes.
A partir dos 18, qualquer pessoa pode atuar como adulto voluntário, sem limite máximo de idade!
2. O escotismo forma laços em todo o mundo
VERDADE! O Movimento Escoteiro está em mais de 170 países espalhados no mundo todo. Todos unidos pelos princípios e valores de Baden-Powell, cada um adaptando o Programa Educativo conforme sua cultura e rotina, mas sempre com a mesma missão de deixar um mundo um pouco melhor do que o encontrou!
Inclusive, é bastante comum o intercâmbio entre escoteiros através de eventos mundiais (como Moot, Jota Joti e Jamboree). Diversos países também possuem Centros Escoteiros que podem ser visitados ou onde é possível realizar um intercâmbio, atuando no dia a dia conforme as necessidades locais. Nesses contextos, o Passaporte Escoteiro funciona como uma carta de apresentação internacional que identifica que você é membro do Movimento Escoteiro, facilitando sua participação e integração em atividades escoteiras ao redor do mundo. Veja mais sobre essa temática aqui!

3. Todo distintivo é uma insígnia ou especialidade?
MITO! Claro, a maioria dos distintivos e insígnias são associados a especialidades e grandes feitos. Mas alguns são comemorativos, sendo exclusivos de eventos ou de grupos, muitos também são trocados entre escoteiros para aumentar suas coleções! Essa troca também é bem comum com lenços 😄
4. Todo escoteiro sabe sobre sobrevivência
VERDADE… Mas CALMA LÁ! Isso não quer dizer que todo e qualquer escoteiro vai ser um expert em sobrevivência na selva ou algo do gênero!

O Método Educativo Escoteiro é baseado na autonomia e desenvolvimento de habilidades para a vida, dentre elas, técnicas de primeiros-socorros, sobrevivência na natureza e afins. Ou seja, pelo menos uma base sobre essas competências todo escoteiro vai ter!
5. Escotismo ajuda nos estudos?
VERDADE! Escotismo ajuda no desempenho escolar, desenvolvendo responsabilidade, foco, organização, trabalho em equipe, dentre outras habilidades. Além disso, ajuda a lidar com pressões e desafios (como provas e trabalhos) de uma maneira mais confiante e equilibrada.
6. O escoteiro precisa ser sempre exemplar.
MITO! O Escotismo é sobre desenvolvimento e crescimento pessoal, e nisso se inclui o aprendizado com os próprios erros. A Lei Escoteira é uma bússola para guiar os jovens, e não limitá-los! O importante é estar “sempre alerta”, não “sempre impecável” 💚


Deixe um comentário