Todo entusiasta da vida ao ar livre já passou — ou irá passar — algumas situações inesperadas durante um acampamento, como esquecer de equipamentos importantes, animais “roubando” sua comida… Acampar é terapêutico, mas também é um exercício de resiliência. No fim das contas, isso tudo faz parte da jornada, não é mesmo?
Sabemos que o aprendizado vem da prática e, como escoteiros, queremos sempre ajudar! Por isso, separamos aqui algumas dicas, junto com nossa parceira NTK, para alguns dos perrengues mais comuns. Quem sabe elas não te salvam na sua próxima aventura?
1. Chuva entrando na barraca
Mesmo olhando a previsão do tempo, sempre há chances de uma chuva vir inesperadamente. Em muitos casos isso acontece e a barraca acaba tendo mais chuva do lado de dentro do que de fora… O que fazer?
Primeiramente, você deve especar a barraca corretamente e esticar o toldo ou sobre teto da própria barraca; na grande maioria das vezes, se estiver bem esticada e presa ao solo, isso não irá acontecer. Porém, se as coisas já molharam, você tem algumas possibilidades para contornar isso:
- emprestar o necessário de outros membro da patrulha (ou parceiros de camping);
- quando a chuva passar, é possível tentar secar tudo usando uma fogueira (o que não pode é ficar com roupa molhada!);
- se não houver solução e a chuva não der trégua, o melhor a se fazer é voltar para a casa.
Dependendo da área, você pode estar exposto a riscos de alagamento, comprometendo sua saúde e segurança; sabemos que isso pode ser frustrante, mas melhor prevenir do que remediar!
2. Esquecer algo muito importante (como lona, ferramenta de corte e afins)
Quem nunca esqueceu de algo importante e percebeu só quando chegou no destino, que jogue a primeira pedra! É aqui que você vai testar o seu “jogo de cintura”: em situações de campo, é necessário usar a criatividade para encontrar soluções com o que se tem na mochila e na própria natureza. Galhos, folhas, cipós ou objetos simples (como um cadarço ou um saco plástico) podem fazer toda a diferença!
Muitas vezes, o que foi planejado na cidade precisará ser adaptado à realidade do ambiente, mas isso faz parte da experiência! Você pode até ter passado por um perrengue gigante, mas pelo menos ficou com uma bela história para contar, certo? 😅
3. Barraca voando
Um dos perrengues mais clássicos em acampamentos! Felizmente, também é um dos mais simples de resolver!
Primeiramente, você nunca deve deixar ela montada sem nada dentro; por isso é importante realizar a ancoragem ou colocar alguma mochila dentro para fazer peso até você fixá-la!
Também é preciso se atentar a como você a prende no solo: às vezes, quando não consegue especar a barraca de primeira, as tentativas podem até acabar entortando o espeque e comprometendo todo o processo. Aqui, a solução é encontrar na própria natureza elementos que ajudem a firmá-la, por exemplo, com rochas e galhos de árvores. Além disso, você pode usar cordas e outros instrumentos que possua para prender as pontas em alguma destas coisas… Só não pode perder ela para a ventania!

4. Solo muito duro/rochoso, impedindo a ancoragem das barracas e pioneirias
Esse item relaciona-se diretamente ao 3º perrengue que citamos, porque a solução é a mesma!
Encontre na natureza elementos que te ajudem a firmar a barraca, como rochas, galhos de árvores, cipós… E cuidado ao forçar o espeque para não entortá-lo! Além disso, você pode (e deve!) usar cordas e outros instrumentos que tenha em mãos para prender as pontas em alguma base sólida. Dá para usar cadarços, cordões de roupas ou mochilas, tiras de tecidos, etc. Lembra que dissemos que é preciso ser criativo em campo? Esse é o momento perfeito para isso!
Uma dica dos nossos chefes escoteiros é de sempre ter no bastão da patrulha pedaços de corda enrolados, pensando nessas situações! Sempre Alerta!
5. Barraca com condensação (“suando” por dentro)
Outro perrengue clássico que acontece principalmente em dias úmidos ou frios! Para não passar por isso lembre-se que é muito importante não dormir encostado, assim como não deixar as coisas encostadas na parede da barraca, por ser nessas brechas que passa a umidade.
DICA NTK: Como reparar um furo no colchão inflável?
Agora que você já sabe como contornar os perrengues mais comuns, é hora de planejar melhor cada detalhe. Afinal, o ideal é não precisar usar essas dicas! Faça seu checklist, revise o trajeto, cheque a previsão do tempo e convoque seu grupo. O acampamento perfeito não é aquele sem erros — é o que você curte com tranquilidade, mesmo quando algo sai fora do planejado. 😉



Deixe um comentário