Em meados 2017, a revista Forbes publicou um artigo da diretora da associação Ashoka na Espanha e Portugal, Ana Sáenz de Miera, que explica os motivos para contratar uma pessoa que tenha sido escoteira. Os 10 pontos mencionados por ela são algumas das principais aptidões que você aprende nessa vivência:
1️⃣ Trabalho em equipe: a aprendizagem no Escotismo é, por natureza, cooperativa e baseada em projetos. Ao planejar acampamentos ou outras ações em grupo, os jovens dividem funções de acordo com suas capacidades e afinidades, entendendo que o sucesso depende da contribuição de todos.
2️⃣ Criatividade: moldada na prática, com desafios que exigiam soluções rápidas e eficientes. Por exemplo, improvisar abrigos durante tempestades inesperadas e preparar refeições para 10 pessoas com apenas cinco ingredientes (três deles sendo água, farinha e sal) — situações como essas transformaram cada perrengue em um verdadeiro laboratório de inovação.
3️⃣ Integridade: o senso de responsabilidade e justiça são valores inegociáveis. Respeitar os seus valores e a sua palavra é, inclusive, o 1º ponto da Lei Escoteira! Empresas até podem treinar outras habilidades, mas caráter não é uma delas!
4️⃣ Adaptabilidade: o escoteiro sabe liderar e ser liderado, justamente por ter passado por esses papeis dentro do seu grupo. Ao liderar, busca consenso, inspira confiança e toma decisões com coerência, sempre se colocando no lugar dos outros. E, quando liderado, colabora com respeito, ajudando a manter a união e o equilíbrio do grupo.
5️⃣ Empatia: como em uma empresa, um grupo de escoteiros reúne todos os tipos de crianças e jovens, com diferentes idades, habilidades e interesses, a convivência com essa diversidade resulta em uma maior tolerância, cooperação e respeito pelas diferenças. Segundo o psicólogo Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, a empatia não se trata apenas de fazer o exercício mental de se colocar no lugar do outro; mas diz respeito a de fato estar pronto para ajudar — não coincidentemente, o nosso lema principal é “Sempre Alerta Para Servir!”
6️⃣ Dedicação: desde cedo, a vivência no Escotismo ensina a importância do esforço e da superação. Em meio à natureza, cada desafio prepara o jovem para cuidar de si, persistir mesmo quando parece impossível dar mais um passo e superar limites. A Lei Escoteira já traz isso com “O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades”.
7️⃣ Gestão de Metas: dentro do Movimento Escoteiro (independente do Ramo) os jovens aprendem a definir e avaliar objetivos, agir para atingí-los, realizar e receber feedbacks construtivos através da Progressão Pessoal — aptidões que serão grandes diferenciais para a sua vida profissional.
8️⃣ Generosidade: “dar” e “partilhar” são verbos essenciais no dia a dia de um escoteiro. A água do seu cantil é compartilhada com quem precisar, e um dirigente pode investir até 1.000 horas por ano como voluntário, dedicando-se a um Movimento que busca inspirar jovens a construir um mundo melhor.
9️⃣ Senso de justiça: Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo, passou o legado de “deixar o mundo melhor do que o encontrou” por acreditar no potencial de crianças e jovens em transformar o ambiente ao seu redor. Com coragem para enfrentar desafios e denunciar o que está errado, os escoteiros possuem grande senso de justiça e responsabilidade pessoal, ambiental, social e econômica.
1️⃣0️⃣ Versatilidade: todo escoteiro é multi-tarefas e “pau para toda obra”! Muitas situações vivenciadas no escotismo se repetirão no ambiente corporativo, como falar em público, mediar conflitos entre equipe, encontrar um fornecedor mais barato em pouco tempo, realizar lista de compras assim como a prestação de contas delas.
Portanto, se você já carrega a experiência do Movimento Escoteiro, saiba: cada habilidade aprendida na prática é um diferencial estratégico. Basta traduzi-las para o universo profissional. E, se ainda não faz parte do Movimento, não perca tempo! Essa pode ser a hora certa de se juntar a essa jornada e viver experiências transformadoras 🙂
O futuro do trabalho exige mais que conhecimento técnico — exige caráter. E o Escotismo, há mais de um século, mostra que essa é a verdadeira aventura que vale a pena participar.
Venha viver isso com a gente!


Deixe um comentário